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É muito comum ver e-commerces que cresceram rapidamente, mas que chegaram num "teto" após alguns meses.
Romper uma faixa de faturamento é sempre um desafio, pois envolve mais do que só aumento de investimento.
É necessário aplicar uma boa estratégia de mix de produtos, aquisição de clientes, canais de atendimento e claro, bons anúncios.
A Elastobor é uma loja de manutenção, que chegou aqui na Vello com grandes resultados, mas com desafios ainda maiores.
Atuando desde 1984, com loja física em São Paulo, a empresa decidiu abrir um novo canal de vendas online em 2019.
Desde então, apesar dos desafios, o e-commerce não parou de crescer. Em 2022, o canal online gerava cerca de R$ 750 mil em faturamento mensal.
Mas como falamos no começo, todo e-commerce chega num "teto" de crescimento. O nosso desafio inicial era alcançar o faturamento de R$ 1 milhão por mês.
Além disso, a estratégia de anúncios da marca se resumia a uma única campanha de shopping inteligente no Google Ads.
Esse era o único canal de anúncios da empresa.
Essa estratégia, apesar de efetiva para o crescimento da empresa até o momento, estava limitando o avanço do faturamento.
A campanha de smart shopping utilizava quase todo orçamento para os top produtos do e-commerce. Mas com mais de 7 mil sku's, a necessidade de giro de estoque é muito maior.
No segundo semestre de 2022, o Google Ads substituiu as campanhas de shopping inteligente pelas campanhas de performance max.
O problema, é que a campanha de shopping inteligente veiculava anúncios em dois canais: shopping e display. Já as campanhas Pmax, usam todos os 5 canais do Google Ads, sendo shopping, display, pesquisa, discovery e Youtube.
Além disso, nosso segundo desafio era aumentar o mix de produtos vendidos através das campanhas. Só dessa forma poderíamos escalar as vendas e atingir o faturamento desejado.
A estratégia que adotamos foi trabalhar as campanhas de Pmax por verticais de produtos. Ou seja, selecionamos cerca de 20 categorias de produtos e criamos campanhas individuais.
Cada categoria teria cerca de 50 produtos competitivos, isso nos daria cerca de 1 mil sku's anunciados com grande competitividade.
Para dar certo, foi necessário personalizar a comunicação de cada campanha, com banners, títulos, descrições e vídeos.
Até aquele momento, a Elastobor investia cerca de R$ 35 mil em anúncios no Google Ads. Com a mudança de estratégia, percebemos que seria uma boa oportunidade para aumentar o investimento, chegando a R$ 50 mil mensais.
O resultado não poderia ser melhor, logo no primeiro mês atingimos o faturamento de R$ 830 mil, em agosto de 2022.
Percebemos que as campanhas tiveram performance semelhante, aumentando consideravelmente a quantidade de produtos vendidos.
As categorias com baixa performance, entravam em atenção onde verificávamos a competitividade de preço, o cadastro do produto e a demanda de buscas.
Da mesma forma, fazíamos testes com novas categorias de produtos, sempre buscando novas oportunidades.
Fizemos esse trabalho durante 8 meses, antes de alcançar o primeiro milhão em faturamento mensal.
Não foi um salto rápido, mas fomos crescendo consistentemente, mantendo um percentual de investimento sobre faturamento próximo a 7%.
Em janeiro de 2020, chegamos em R$ 951 mil em faturamento aprovado. Perto, mas ainda não era o objetivo. Em março de 2023, atingimos R$ 1.098.873,00 em pedidos, sendo R$ 1.001.236,62 em faturamento aprovado.
Uma marca muito importante para um e-commerce com mais de 4 anos.
Nos últimos meses, temos mantido esse resultado, buscando agora um novo objetivo: atingir R$ 1,5 milhão em faturamento médio mensal.
Estamos com agenda aberta para novos projetos em 2024. Trabalhamos com times dedicados a poucos clientes e somos especialistas em vendas online.
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